quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cartaz 25o Prêmio Design MCB

Fim de semestre significa muuuito trabalho da faculdade. Juntando aos outros problemas das nossas vidas pessoais o coitado do blog fica um pouco abandonado. E agora que vou voltar a estagiar, talvez ele fique mais ainda! Mas eu prometo que sempre que der vou trazer algo legal pra cá. Então... vamos ao algo legal de hoje.

Todo ano o Museu da Casa Brasileira oferece um concurso de cartazes para o Prêmio Design que ela oferece no final do ano. E este post é para mostrar o cartaz que eu criei para participar do concurso. Cartaz este, que não ganhou....

Como este ano era o 25o. ano me veio à cabeça fazer algo que mostrasse tradição, e uma época áurea do prêmio. Junto a isso queria fazer menção aos anos que passaram. Este foi meu ponto de partida.


O fundo possui 24 linhas exatamente, representando cada um dos anos do prêmio(faz também alusão ao céu noturno, com as estrelas que seriam os antepassados que possuem toda a sabedoria adquirida ao longo das gerações passadas, mas isso já é um pouco demais...). O 25, que representa este ano, mostra que, embora o prêmio esteja em sua época áurea, ainda há um caminho a percorrer; outros anos do prêmio virão e com ele novos aprendizados para o Design.
Os números estilizados e a tipografia Futura foram usados para trazer charme e elegância ao cartaz, assim como as cores. Uma obrigatoriedade do cartaz era colocar a régua de logos dos patrocinadores, e ela possuía duas versões, uma preferencial, que é a que usei, e em branco, mas branco mesmo, tudinho! Escolhi a preta para ser mais discreto e não tirar atenção do conteúdo do cartaz. Se tivesse usado a branca, de longe os logos seriam ilegíveis e a pessoa necessariamente iria ter que chegar perto para lê-los. Com o preto dá na mesma; já que a pessoa vai ter que chegar perto, pelo menos ela não perde o foco na mensagem principal.

Embora tenha ficado alguns fins de semana sem sair, por causa dos altos custos da concurso(inscrição, uma impressão fora do padrão, pouco maior que A2, e impressões-teste e etc. tal) e não ter ganhado, gosto muito deste cartaz. É um acréscimo pro meu portfólio e um poster novo pra minha parede. E, acima de tudo, aprendizado ? Um dia meu trabalho vai ser reconhecido e apreciado; até lá tenho que ter paciência. E paciência é uma coisa que estou tendo que aprender a ter. Para tudo nessa vida. Ai ai...

:*

música: Way Back Into Love, do filme Music & Lyrics

Nenhum comentário:

Postar um comentário