sábado, 15 de janeiro de 2011

Professoral

Fuçando na internet as always, achei o twitter de uma professora que tive no 2o semestre (período para os cariocas) da faculdade. E do twitter fui pro site dela. E no site dela eu fiquei de boca aberta :O Chato e crítico como sou, eu mesmo me espantei por não haver uma coisinha sequer que tenha me desagradado.

A professora em questão é a designer Marina Chaccur e este post não é pra puxar o saco dela e ganhar nota boa ok? Mesmo porque eu nem tenho mais aula com ela e ela nem no Brasil se encontra mais (gente chique é outra coisa né?).

Quase todos os trabalhos do site são de tipografia, e vou comentar aqui sobre duas coisas que mais gostei. O sketchbook dela e a fonte Flor.

O sketchbook mostra inúmeros estudos de letras e textos, e aqui são algumas das páginas mais legais. Percebam na última foto como ela faz o rascunho antes e só depois de perceber se está bem construído é que ela faz o desenho final.


A fonte flor é uma fonte genial, justamente pelo modo que ela foi construída. O estudo do círculo, de sua divisão e sobreposição foi a base para esta família tipográfica, que possui 4 fontes: mínima, média, máxima, e alternate. Todas desenhadas a partir de um mesmo diagrama, diferenciam-se pelo número de partes que cada caracter possui. Embora não ache que a fonte tenha uma boa legibilidade ela foi muito bem projetada.


E para completar minha adoração, Marina desenhou suas próprias tatuagens! Acho que é assim que deve ser (eu também desenhei a minha). Qual a graça de ter algo desenhado permanentemente no seu corpo e o fulano do seu lado e mais milhões de pessoas também o terem? Tatuagem tem que ser única (e simples)!

Sejam designers, artistas, gênios ou apenas alguém que gosta de ver coisas bem feitas, visitem o site dela para ver e se maravilhar com os seus outros trabalhos: marinachaccur

Depois de hoje tenho mais uma prova de como a Belas Artes é uma excelente faculdade.


fontes:
twitter
marinachaccur.com
tipografos.net

música: Music of the Night, do Fantasma da Ópera

Nenhum comentário:

Postar um comentário