quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Starbucks e a Sereia

Aquela cafeteria que faz bebidas maravilhosas chamada Starbucks apresentou ontem o seu novo logo.


A marca atual da Starbucks já possui 20 anos! E em minha opinião continua funcionando muito bem. Ela consegue passar estabilidade, tradição, aconchego e conforto, e uma elegância e refinamento mais down to earth.


Era importante que a nova marca fizesse jus à atual, por isso uma análise detalhada do logo foi feita, disse Mike P., gerente criativo senior da Companhia.
"From the start, we wanted to recognize and honor the important equities of the iconic Starbucks logo. So we broke down the four main parts of the mark – color, shape, typeface and the Siren. After hundreds of explorations, we found the answer in simplicity. Removing the words from the mark, bringing in the green, and taking the Siren out of her ring. For forty years she’s represented coffee, and now she is the star."
Colocando a sereia como destaque, como ícone único para representar a cafeteria, seu desenho foi aperfeiçoado, porém muito sutilmente. Embora tenham tirado o logotipo, o verde permaneceu, para manter a identidade da Starbucks. O vídeo a seguir mostra o diretor executivo Howard Shultz comentando a mudança.



Completando 40 anos em 2011, a Starbucks já mostrou evolução em sua marca. E a cor que hoje é uma de suas referências, na verdade veio de outra Companhia, a Il Giornale, que foi comprada pela rede na década de 80. Mas em todos os logos a sereia é a parte principal. Seu desenho veio de uma referência nórdica do século XVI, que os fundadores acharam perfeitamente apropriado para uma loja que importava os cafés mais finos do mundo.


Sendo um Starbucks Lover (é uma das minhas poucas comunidade do orkut, pra cê ver) devo admitir que não gostei da mudança. O logo novo é mais moderno e mais leve, mas parece meio perdido e desequilibrado; falta "algo". Ao olhá-lo não consigo associá-lo com o design dos interiores dos cafés (dos lugares físicos em si, as lojas): todo trabalhado em tons e mobiliários acolhedores e aconchegantes, que fazem com que você queira ficar lá e não sair mais. Isso se dá pela falta do anel em volta; parece que perdeu a proteção que lá havia, aquela mesma proteção que sentimos em nossa casa, proteção essa que o ambiente da cafeteria passa. Viram como o Design de uma marca é essencial? Como consegue nos transmitir emoções e sensações que ficam no subconsciente? (foi meio que um desafio conseguir traduzir em palavras o que realmente sentia ao ver o logo) Para mim deixou de ser "Starbucks" e passou a ser "sereia". Mas isso não vai me impedir de ir lá gastar os malditos dez reais por um Café Mocha Branco

:9


fontes:
NY Daily News
Starbucks
Starbucks Brasil

música: Love Song, de Sara Bareilles

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