segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rio 2016


Quando vi pela primeira vez a marca das Olimpíadas do Rio não gostei. Imediatamente veio à minha cabeça o Pan, a Copa e todos esses eventos esportivos que unem as pessoas e todo mundo vive feliz pra sempre. Provavelmente por causa das formas simples e estilizadas e cores básicas, quase sempre com a presença das primárias. Mas acho que isso é meio que um padrão estabelecido inconscientemente; é um jeito de atingir diferentes povos de diferentes culturas com uma mensagem direta. Aí, minha opinião sobre a marca já começou a mudar.

Respectivamente: marca dos jogos Pan-americanos do Rio, Copa do Mundo do Brasil,
e Candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016


O estúdio que desenvolveu a marca é o Tátil Design, do Rio de Janeiro (mas com com sede em São Paulo também) e no site deles há um vídeo que mostra o processo de criação da marca. Após ver o vídeo e perceber todo o trabalho de pesquisa, criação, concepção e finalização; milhõõõões de vezes mais trabalhoso do que aquilo que a gente vê na faculdade, passei a ter um respeito maior por esta "simples" marca.

Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.


A marca não é apenas constituída de um símbolo bidimensional. Ela foi concebida tridimensionalmente para que o público possa interagir com ela. Três pessoas se abraçando (para mim estão de mãos dadas fazendo uma roda, mas enfim) formam o Pão de Açúcar, imagem icônica da cidade que poderia ser facilmente entendida no mundo inteiro. Quer também mostrar o jeito "caloroso" do carioca de receber as pessoas. Outra coisa que pode se perceber no desenho ao analisá-lo detalhadamente é a palavra Rio escrita ali. Isso é um dos detalhes que podem ser percebidos aos poucos, a cada nova análise da marca, que foi pensada para durar 6 anos.
Para reforçar os conceitos embutidos na marca, o logotipo foi feito com letras caligráficas, desenhadas especialmente, em vez de um alfabeto já pronto.

O símbolo tridimensional

Após toda essa análise minha opinião é outra e já gosto da marca das Olimpíadas de 2016 do Rio. Isso prova que a defesa do seu projeto é essencial para que ele seja bem sucedido. Por isso designers, tenham bases fundamentadas e repertório para a defesa de seus projetos! Espero contribuir para isso com as pequenas dicas que dou aqui neste blog ;)


fontes:
Tátil Design
RJtv
Google

música: Foreign Visitors Arrive, de Patrick Doyle, trilha sonora do filme Harry Potter and the Goblet of Fire

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