sábado, 9 de junho de 2012

marca ou logomarca?

Desde que começamos a ter aula de identidade visual aprendemos que o termo logomarca é errado. O logotipo é a parte escrita da "logomarca", e o símbolo, a parte desenhada. Juntos eles formam a marca, então o termo logomarca é redundante. Porém, será que é realmente tão errado assim chamar o 'loguinho' de logomarca? Numa recente palestra que fui, uma menina perguntou pro diretor de criação da Futurebrand por quê que eles usam o termo logomarca. E ele respondeu que Marca é algo muito mais profundo do que apenas a representação gráfica de uma empresa. E isso me deixou a pensar.... E realmente: uma marca agloba muitas coisas; muitos atributos, valores, percpções gráficas e não-gráficas. Deixei, então, de condenar o termo logomarca e passei a ver sentido para o seu uso. Em vez de chamr o 'loguinho' de marca, agora acitei no meu vocabulário a logomarca, que pra mim faz mais sentido. Contudo, pra não encucar com o problema da redundância, passei a chamar o logotipo só de tipo, diminutivo para tipografia, então pra mim agora uma tipo + símbolo = logo(marca) e logo(marca) + milhões de outros atributos = marca! Simples, não? Não. Acho que esses termos, na maioria das vezes, servem é pra atrapalhar o entendimento da coisa.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário