quinta-feira, 29 de julho de 2010

Outroah Posht de Calçada

Chame-me de Helena, pois neste fim de semana estarei no Leblon. Meu passaporte já está pronto, mas a mala não. Vai ser uma correria, mas vai ser bom. Quem manda deixar uma vida toda pra trás em outra cidade né? Aí dá nisso, quando volta tem que ver irmã, amigo, papagaio; arranjar tempo pra todo mundo mesmo que vc num tenha tempo pra vc mesmo.

E falando em Rio de Janeiro, vamos contar um pouquinho da história do design do calçadão de Copacabana (mesmo que não seja pra lá que eu vou):

"(...)O desenho foi trazido pelos calceteiros portugueses, mas não tinha então a volúpia curvilínea que se nota hoje. O primeiro calçamento de "ondas" não levava em consideração as ondas da praia, ignorando o padrão de dar-lhes "continuidade" ao movimento das ondas. Ao contrário, as "ondas" do desenho original eram modestas em sua curvatura e às ondas do mar (...)


O paralelismo só foi adotado no início dos anos 30, depois que mais uma ressaca das grandes arrebentou com boa parte do piso. Mais pra frente, durante a grande reforma dos anos 70, que duplicou a pista e a extensão da praia, o paisagista Roberto Burle Marx assumiu a responsabilidade de refazer a orla e ela se tornou o calçadão que conhecemos hoje (...)"


Fonte: Mosaico do Brasil
http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id4.htm

Fotos: Google

música: nenhuma; vendo Furo MTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário