quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O tempero e o Design

"O tempero faz a diferença. O design também."

Esse pensamento abre o site da Spice Design e Propaganda (http://www.spicedesign.com.br/) e é uma comparação que nunca tinha percebido, mas extremamente verdadeira.

Uma simples pitada de sal dá à comida uma transformação: de alimento insípido a encanto do paladar; ou uma verdadeira combinação de temperos pode criar caminhos únicos para um "orgasmo alimentício"(como diria minha cara Yasmin Gomlevsky, que aliás tbm tem blog e é um dos que entro quase diariamente, embora ela não esteja atualizando mais como antes. A propaganda aí de hoje: http://www.yasmingomlevsky.blogspot.com/).
Com o design, podemos dizer a mesma coisa. Um simples detalhe pode mudar completamente o projeto, e criar algo muito mais agradável aos olhos humanos e que se encaixe muito melhor com o propósito daquele design. Mas, assim como a mistura de temperos, o design não precisa ser simples apenas. Pode ser(e até deve, dependendo do caso) ousado e provocante, mostrando combinações que o público não esta acostumado, mas que, parando para analisar se encaixam perfeitamente.

Algo essencial a ser levado em conta, sempre, é o equilíbrio. Como você não vai temperar a sua comida com todos os temperos disponíveis, só porque tem uma despensa cheia deles, também não deve projetar utilizando todas as ferramentas existentes só por que elas estão à mão. Ponderação, análise, e equilíbrio!

Créditos ao Professor Eiji Yajima, que me ensinou a ter as noções fundamentais de equilíbrio.

música: Revolver, da Madonna

Um comentário:

  1. Concordo plenamente. Os destalhes fazem toda a diferença. Na Moda é a mesma coisa. Hoje em dia, criar uma coisa inovadora é quase impossível, mas o segredo está nos pequenos detalhes e nos materiais que utilizamos. Mas o equilíbrio também é fundamental, sempre! :)

    bacio,
    Marina

    ResponderExcluir