quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Alguns cartões

Hoje vou mostrar alguns cartões bem legais justamente por terem uma ideia a mais do que o simples logotipo e informações principais. Não que ter só isso faça o cartão ruim (o meu só tem isso), mas o lúdico sempre encantou o ser humano. Então... encantem-se:







fontes:

Blog da Sarah Sader
Google Imagens


música: Como Nossos Pais, da pequena grande Elis Regina

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Zupi

Quem é designer com certeza já ouviu falar da Zupi. Ela é mais conhecida como revista, mas possui vários ramos, como o portal online e até a convenção Pixel Show.


Ela é muito bacana, e está sempre atualizada mostrando o que há de mais legal no mundo das artes e do design, tanto no Brasil como lá fora. Aqui embaixo tem algumas coisas que foram tiradas de seu site só para vocês terem uma ideia do que ela mostra.


The making of A from Bianca Chang on Vimeo.



Ela está sempre atualizada então sempre que estiverem sem inspiração e precisarem de ideias(agora sem acento né?) novas passem por lá. Ou só para se divertir mesmo.


zupi.com.br
@zupi


:*

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Autopropaganda número já perdi a conta

A autopropaganda de hoje é sobre meu currículo atualizado, que vocês podem ver abaixo:


Mas, como ainda não tenho estágio, vou autopropagandear meu portfólio também:


E para terminar minha autopropaganda de hoje, algo novo. Meu twitter:

@lcmaino

O twitter eu fiz porque é um ótimo lugar para se arranjar estágios, então, se você é alguém querendo contratar um estudante de Design Gráfico responsável e que capricha em seus trabalhos me adicione lá e depois me contrate que você não vai se arrepender.


y ahora yo me voy
i Hasta !

música: Dog Days Are Over, de Florence + The Machine

domingo, 26 de setembro de 2010

twitter


Pois é! Depois de milhões de pedidos e encheção de saco e ter feito uma vez e ter desfeito, refiz um Twitter! Embora não quisesse fazer, pois teria mais uma porcaria de internet pra ficar seguindo (visto que já to cheio do orkut....) é o preço que estou pagando para arranjar um estágio.

Quem se interessar, meu twitter é este: @lcmaino

E agora, vamos aprender a mexer lá e procurar twitters que possam me dar um estágio.


beijo


música: Tik Tok, da Ke$ha

sábado, 25 de setembro de 2010

Mi Tarjeta

Esta semana visitei um atelier de serigrafia e me apaixonei pelos cartões perfeitamente feitos à mão, sem borrar, com aquelas tintas lindas que ficavam em alto relevo e comecei a imaginar um cartão feito deste modo. Só que, para que eu fizesse um cartão em relevo, teria que dar uma boa modificada no meu cartão. E comecei a desenhar, e desenhar e desenhar e no final das contas cheguei a uma conclusão: meu cartão está ótimo do jeito que está. Pelo menos para mim.

1 - Ele é bem minimalista, possui as informações necessárias e o meu logo. O que iria substituí-lo teria o adicional de alguns elementos gráficos e perderia o minimalismo.

2 - Ele é apenas preto e branco. Não porque é para a impressão ser mais barata; ele é impresso na mesma impressora que a gráfica imprime a colorida, então dá na mesma. Mas ele é assim para ter o equilíbrio mais básico que existe, o do preto e do branco. As Trevas e a Luz. O Yin e o Yang.

3 - Ele já possui brilho no logo e nas letras, mas não é verniz. Então só se percebe se movimentá-lo e a luz for refletida. Ou seja: ele contem um "segredinho". É sempre bom ter um mistério guardado, algo que os outros não notem à primeira vista.


Analisando isso, e olhando para o meu cartãozinho, fui convencido que ele não deve ser substituído. Acho que ele possui o tal do Good Design.


;*


música: Believe, da Cher. Versão das vizinhas desafinadas e barulhentas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LCM

Quando era pequeno, mais precisamente em 2002 eu li um livro muito chato. Mesmo assim, ele mudou minha vida. O livro em questão é O Hobbit ou There and Back Again. Não me levem a mal, eu gosto de todo o mundo de O Senhor dos Anéis; acho fantástico a imaginação e inteligência de Tolkien. Mas o livro é detalhista ao extremo, o que o deixa monótono demais.
E como ele mudou minha vida? Não foi a história, mas as ilustrações. Todas elas eram assinadas pelo autor, mas ele as assinava com um logotipo composto por suas iniciais em vez de uma assinatura escrita mesmo. Isso me levou à criação do meu próprio logotipo.


Anos após tê-lo criado, hoje recebi uma carta do Escritório de Direitos Autorais com o certificado de registro do meu logotipo! Então, a partir de hoje, possuo todos os direitos sobre o meu mais precioso desenho (My Precious)! E mais! A partir de hoje eu posso processar qualquer um que use ele indevidamente!! MUAHAHAHAHAHAHAHA

Quem me conhece já conhece meu logotipo. Quem não conhece comece a procurar no meu blog que ele está em alguns cantos por aí.




beijo pra quem me aguenta há 7 meses
^^

música: Vogue, da Madonna

domingo, 19 de setembro de 2010

Os Que Evoluíram

Dos logotipos apresentados no Bored Panda, estes são os que eu acho que mais evoluíram. Com exceção do último, que só pus porque eu AMO!


Pepsi


Começou com um logotipo escrito, bem antiquado (mas não para à época) e aos poucos foi evoluindo até perder à estética manuscrita. As cores da tampinha foram encorporadas ao desenho que acabou se tornando o logotipo oficial hoje em dia, e o que é imediatamente identificado ao refrigerante.



Shell


A concha deitada ganhou a forma característica da marca apenas 4 anos depois da criação do desenho. Com as décadas, a concha continua na mesma posição, mas foi cada vez mais sendo estilizada até chegar à concha de hoje. No caminho ganhou cores, que também se alteraram e o nome da marca também teve sua inclusão, e a tipografia modificada.


Canon


O que mais mudou dos três, modificando até o próprio nome da marca. De Kwanon, que fazia referência à uma deusa budista, virou Canon, para ter uma imagem menos regional e atingir mais público ao redor do mundo. E perdeu o desenho da deusa também, tendo, hoje, apenas o nome.


E esse é o da melhor e mais gostosa rede de cafés do mundo! tan tan tan.... STARBUCKS!


O logotipo se origina de duas Companhias de café diferentes, a Il Giornale e a Starbucks original. Após a última ser comprada pela primeira, o logotipo das duas foi mesclado, mantendo a sereia de uma e a cor de outra, refeito de um modo que ficasse mais contemporâneo. Depois disso houve mais um aperfeiçoamento até chegar ao logo que conhecemos hoje.

Este foi o último post da série de logotipos que teve Os Bons, Os Ruins e Os que Evoluíram. E ele me deixou com vontade de tomar um café Mocha Branco, com customizações pessoais. Por que tenho um Fran's Café do lado de casa e não um Starbucks?

:*

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Os Bons

Esses bons logos, que são parte da série de três posts, também foram tirados do Bored Panda.
Um bom logotipo pode levar várias cores, mas precisa funcionar sem elas também. Precisa conseguir ser forte tanto na escala cromática quanto na acromática.

Esse logotipo é bem bolado pois junta um desenho que pode ser visto com dois significados:
o de uma garrafa (bottle), e o de uma mão apertando(pushing) um botão. Juntando com a parte escrita do logotipo foi um desenho muito bem-feito que encaixa bem os dois significados.


Este é um logotipo bom porque funcionaria sem a parte escrita. Mas é ela que dá o toque final. A tomada possui uma carinha, e essa está chocada! Há o jogo de palavras entre o choque como expressão e o choque que você leva se resolver ser besta e meter o dedo na tomada D:



E este último e o melhor para mim. É o mais simples e o desenho e a escrita estão totalmente interligados. A simples palavra lápis é escrita de modo normal. Mas um pequeno triângulo posicionado em baixo do espaço ente o "i" e o "l" cria a ilusão do desenho de um lápis. Simples. Minimalista. Genial. Perfeito.


música: Dogdays Are Over, de Florence + The Machines

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os Ruins



Este é o primeiro de uma série de três posts sobre logotipos, cada um com uma categoria.
Os Bons, Os Ruins, e Os que Evoluíram.

Para começar vamos ver os Ruins, para se livrar logo, deixar o que é bom pro final, e porque todo mundo adora criticar. Então quem for preguiçoso e não quiser ler os outros posts pode criticar logo no começo e ir embora.


O primeiro é o logotipo da Catholic Church’s Archdiocesan Youth Commission.


hum..... Um logotipo que relaciona padres com crianças.... O que vocês acham?
a )A criancinha está de mãos dadas com o padre?
b) A criancinha está abraçando o padre?
c) A criancinha está chupando um pirulito?


O segundo é o logotipo da Kids Exchange

É uma agência muito boa e oferece dois serviços:
1- Intercâmbio de crianças
2- Mudança de sexo para crianças

Tudo o que os pais queriam para seus filhos em um lugar só!


E o terceiro é o logotipo da Locum, uma empresa Sueca de gestão de propriedade.


É preciso ter coragem para se admitir que gosta da coisa. Alguns vão ter nojo de você, outros vão ficar inspirados e querer admitir para o mundo que também gostam. Mas o importante é que a mensagem é demonstrada com clareza.

Mais logotipos ruins podem ser encontrados no Bored Panda, de onde tirei esses aí em cima, clicando aqui.


beijo com queijo
música: Incredible, da Madonna


PS. Quem não sabe o que cum é... deixe de preguiça e vá procurar em um dicionário informal de inglês para aumentar seu vocabulário pervertido.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

pouca coisa




Essas lâmpadas legais aí de cima eu tirei do site Bored Panda. Tô pra mostar faz dias, mas não queria fazer um post só com elas. Masss, mesmo assim, o post de hoje não vai ter muita coisa não.

Para os piás e as gurias de Curitiba (beijo pra Lívia!) visitem a Bienal de Design a partir de amanhã! (14/9) Fonte da informação: Blog Design, do Uol

E por hoje é só.

música: Como Vai Você, trilha sonora de Laços de Família, a melhor novela EVER!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Design by Pidgeon

Em minha busca constante por informação designística (that's not a word okay) encontrei um estúdio australiano muito supimpa! E dentro do site dele achei umas tipografias em pixel show de bola!

Design by Pidgeon existe pelo menos desde 1993, de quando data o primeiro post do site deles, que curiosamente é a primeira fonte que vos mostro abaixo. Reparem na limitação de 3X3 para todas as letras.

O site deles parece não é muito caprichado, mas creio que é essa a intenção. E possui muitas coisas, então procurem lá algo que possa ser útil para os projetos de vocês.



Estes cartazes não usam pixel, mas o modo em que a tipografia é construída é muito bem bolado:




Bitoca

música: Animal, faixa excluída do álbum Hard Candy, da Madonna

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Várias coisas

Tenho várias cositas acumuladas aqui pra mostrar , então vamos a vários assuntos hoje, tudo junto e misturado!

1- Vários anúncios de épocas e lugares diferentes da nossa boa e velha Coca-Cola :

Coca Cola - a bottle can be iconic



2- Animaçãozinha muito bem feita e com boa história:

The Monk and The Monkey

The Monk & The Monkey from Brendan Carroll on Vimeo.


3- Props Originais do filme Alice in Wonderland do Tim Burton (que em minha opinião deveria se chamar apenas Alice, e a Avril Lavigne deveria berrar menos na música)

Hollywood Movie Costumes and Props


nesse site há vários figurinos e props de outros filmes também. Muito Legal!


4- Engenhocas domésticas e cheias de tecnologia, da feira IFA 2010 em Berlim

Utilidades Domésticas


5- Funk do Corel,
para nerds que entendem essa linguagem. Eu detesto funk, mas achei engraçado. Sou nerd? será? SERÁ? Não, apenas um pouco geek de vez em quando quando viajo na minha própria mente, beijos.

Funk do Corel




e por hoje é só. Acho que deu, né?



fontes: Fuel Your Creativity
Lalai Loaded
Hollywood Movie Costumes and Props
Uol Tecnologia
Paulo Lima (fotógrafo & designer) e YouTube

ufa!
música: Alice, de Avril Lavigne, trilha sonora do filme Tim Burton's Alice in Wonderland

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Art Deco in Pixeltype

Para a aula de projeto tivemos que desenvolver tipografias em pixel, e depois criar um cartaz vendendo a nossa tipografia.
A tipografia que criei foi inspirada no Art Deco, dos anos 30, o movimento mais chique da História, em minha opinião. Fino e elegante. Como eu. (momento esnobe)

Para criar o cartaz queria misturar o velho e o novo, um movimento antigo sendo usado na era da tecnologia. Então criei uma ilustração na qual a tipografia em pixel (tecnologia) possui inclinações em ângulos agudos, (características da Art Deco - antigo) sendo mostrada em um computador (tecnologia) cuja estética remeta ao movimento (antigo). As cores também, são baseadas naquelas que a Art Deco utilizava; e depois coloquei um efeito de granulação no cartaz, para dar uma aparência de algo que vem do passado.

Cá foi o resultado final:



Agora é só esperar semana que vem pra ver se o professor gosta e esperar que ninguém copie o meu trabalho.


2 beijos no ar, sem encostar na bochecha. Porque eu sou chique bein (e modesto)
;*

Just Creative Design

Outro dia I came across um site bem legal de um designer gráfico australiano chamado Jacob Cass.

O site é muito completo; mostra os seus trabalhos, artigos, biografia entre várias outras coisas.

Ele agora mora nos Estados Unidos pois um estúdio contratou ele da Australia via twitter(wtf?), o que me leva a uma questão: será que eu realmente devo criar um twitter? Todo mundo me enche o saco pra ter um mas acho uma coisa tão idiota. Chegar e escrever coisas do tipo: '"estou fazendo isso" ou "minha vida anda muito boa" é meio que ridículo. A não ser que você tenha um twitter irônico como o da Nonna, não vejo por que criar um. Mas se eu arranjar um trabalho por lá, quem sabe não crie....

Just Creative Design


música: Earthbenders, de James Newton Howard, trilha sonora do filme The Last Airbender

sábado, 4 de setembro de 2010

Começando o post de hoje com um review da Post It. A festa agora passou a ser bimestral e a custar R$ 20,00. E a de ontem não foi a melhor que já fui. Só começou a ficar legal mesmo lá pelas 3 da matina, quando realmente começou a tocar pop. Antes disso era (acredite) É o Tchan, Bate Forte o Tambor e até Funk do 'Eu sou rica!'


E mesmo depois ainda não foi das melhores; mantém o mesmo problema de falta de sincronia entre as pistas e repetição de música(3 Give It 2 Me da rainha, 2 Tik Toks da Ke$ha e outras mais). Não me arrependi de ir, mas na próxima vez vamos pensar pra ver se não há uma Flash, por exemplo, acontecendo no mesmo dia (caso de ontem, que me falaram que foi ótima) pra ter uma noite boa do começo ao fim.

Agora mudando de assunto.
Veja esta foto e me diga o que vc acha que é?


Essas embalagens são de uma linha de camisetas feitas pela Prompt Design, e acabam sendo mais legais do qua as próprias camisetas. Uma ótima sacada para vender o produto, mas me lembrou um pouco trailer de filme; o anúncio acaba sendo bem melhor do que produto real :/



fontes: Marketing na Cozinha
Botãoteca

música: Teenage Dream, da Katy Perry

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Burlando o Sistema

Há alguns dias entrei em pânico. Meu iTunes não reconhecia mais meu iPod. E quando tirei ele do computador tava tudo apagado! : O Mas até aí tudo bem, isso já tinha acontecido uma vez e quando eu conectei de novo no computador as músicas voltaram. Mas desta vez não foi assim, e aí eu me desesperei de verdade. Aquele pequenino aparelhinho branco possuidor do design mais belo que já vi continha três anos da minha vida!!! E eu não tinha as músicas salvas no computador. Então ia perder de vez!!!

O manual falou pra fazer isso, o amigo falou pra fazer aquilo, a amiga aquilo outro lá e o cara da loja da Apple falou que não tinha jeito. Ia ter que restaurar e perder tudo! Mas não, eu não aceitei isso. Fiz tudo o que os amigos falaram, até o dia fatídico hoje que resolvi aceitar o fato de ter que restaurar. Mas não antes de abrir o negocinho. Conectei o meu iPod no computador e em vez de entrar no iTunes abri a pasta de arquivos, que continha todas aquelas mil letrinhas que não se entende nada. Copiei tudo e salvei o que tava ali. Mas percebi, comparando os dois iPods meus, que havia pastas no primeiro que não havia no segundo. Então, depois de restaurar o iPod branco e apagar tudo(TUDO!) copiei de volta apenas algumas das pastas, excluindo as pastas suspeitas que me encasquetaram. E não é que consegui colocar todas as musicas de volta! Acho que não perdi nada, além das playlists mas a minha História está preservada. Ufa : P


o meu iPod é igual a esse aí, só que mais bonito porque é meu!

E falando no Ipod, esse é o iPod 2nd generation, e como falei acima, é o meu design predileto de tudo! Ele é branco na frente, e espelhado atrás atrás. A parte da frente possui uma camada de algum material transparente(creio que acrílico) e o branco fica por trás. Muito chique, fino e futurista. Embora não veja mais coisas sendo produzidas com esse design hoje, para mim é algo que sempre irá evocar o conceito de futuro. é limpo e lindo.

Ele me lembra a robozinha do filme Wall.E, feita com essa mesma tecnologia de material. Isso, junto com a fato de que consegui restaurá-lo e ter sua memória intacta, me fez apelidá-lo carinhosamente de Eve.



e agora, banho, bar e Post It.
beijos


fotos: Google
música: How It Ends, de Michael Danna, trilha sonora do filme Little Miss Sunshine

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

mais logos legais

Fuçando no blog da facurdade eu achei mais um monte de logotipos fantásticos. Quase todos fazem a brincadeira entre o nome e o desenho, ambos sendo a mesma coisa. Isso poderia ser algo redundante, por dizer a mesma coisa duas vezes. Mas não fica. Aqui abaixo tem os meus três preferidos, e que fogem à regra que disse acima.



O logo da awesome é mesmo awesome! é um ambigrama em letras góticas, mas ele consegue modernizar e trazer à contemporaneidade essas letras pelo uso de cores. O branco sugere limpeza e leveza, totalmente diferente do que estamos acostumados, onde a letra gótica é pesada pelo uso do preto e nos remete a tudo o que o período medieval foi. Já o verde transmite uma calma , serenidade. Ah! e pra quem não sabe o que é um ambigrama: é uma palavra que pode ser lida de modo idêntico tanto normal quanto de ponta-cabeça. No meu portfólio tem um que fiz com meu nome (mais propaganda minha ae! :D). Para vê-lo clique aqui.


O logo dessa boate/clube (ou outros nomes dependendo do lugar do Brasil que vc mora) mostra claramente que tipo de musica que toca lá. O nome já diz, mas o desenho reforça o estilo de música e faz um jogo com três palavras, rock , it, e rocket. Rock It significa algo como "arrase" e rocket, foguete; por isso o desenho é um foguete ok? E vc tem que arrasar na balada, ok? Ou melhor: ahasar! haha, aloka! (este não é meu momento normal) As cores quentes, predominantemente o vermelho escuro, com apenas um foco de iluminação na turbina do foguete, nos lembra do ambiente de balada, e da cor tradicional associada à guitarra.


O terceiro e último é o mais simples e genial. Ele brinca com os caracteres de carinha feliz e triste (smiley) utilizando o mesmo caracter pra boca. Isso mostra exatamente as duas faces da bipolaridade, just what this logo is all about.


ontem tava assim :(
hoje to assim :)
acho que tbm sou assim :(:


os outros logos podem ser encontrados aqui, no B.A. blog.


beijo pra Candy
e a música de hoje é The Fear, da Lily Allen