sábado, 7 de agosto de 2010

The Marauder's Map

São apenas 11:47 da noite e está tão frio que formou neblina. E a neblina está tão densa que não consigo ver o topo do prédio da frente, que deve ficar a uns o quê? cem metros? sei lá. E não consigo ver nada além desse prédio! Isso me lembrou de um capítulo de Harry Potter em que o primeiro ministro não consegue ver nada fora de sua janela por causa da neblina causada por dementadores.

Falando em Harry Potter, vou analisar o Mapa do Maroto, que aparece do terceiro filme em diante.


Nos livros é apenas um pedaço de pergaminho não muito grande, mas no filme o mapa se desdobra em várias partes, e seu tamanho chega a 1,82 m de largura (de acordo com a réplica oficial existente a venda pela Noble Collection).


O design do mapa é muito foda! Sei que não é um termo correto de se usar, mas é esse mesmo. Ele é desenhado todo com letras e textos em latim, e se abre para os dois lados. O traço é grosso, como se tivesse sido feito à pena mesmo, e as letras não são idênticas, mais realista ainda, para mostrar que foi feito por um aluno à mão mesmo. Tem até alguns borrões e manchas "acidentais". Há, e é tudo feito com uma tinta bordô bem escuro sobre o papel pergaminho envelhecido, meio amarelado.

A função do mapa é mostrar a posição de cada pessoa dentro do castelo, marcadas através de pontos nomeados que se movimentam pelo pergaminho. No filme as pessoas são identificadas por pequeninos pergaminhos desenhados com o nome de cada um, e os pontos são pequenas pegadas que ficam andando. Bloody brilliant!


Dentro dele há abas que alteram a planta do castelo, mudando uma sala de lugar ou adicionando um corredor ou ainda mostrando uma passagem secreta. E há também escadinhas feitas de papel, tipo um origami. As partes principais sempre se desdobram pra esquerda ou direita, mas as abas o fazem pra todas as direções. Muito foda!!!


Assim que vi o mapa no filme me apaixonei. Quando saiu o DVD comecei a recriá-lo e finalmente cheguei a uma réplica que tenho orgulho de dizer que é mais completa do que a do filme. A minha mostra toda a planta do castelo, todas as partes nele existentes, enquanto na prop do filme, há apenas algumas, para uma cena específica. Possuo a replica da Noble também, e essa é fiel ao mapa do filme, tanto que é igual na questão de omitir partes do castelo.


Essa réplica feita por mim pode ser vista na minha página do site YourProps, onde vocês podem ver algumas outras replicas feitas pela minha pessoa também.

Quem quiser comprar a replica oficial do mapa pode adquirí-la por US$ 34.95 mais frete e taxas no site da Warner Bros, que vende para o Brasil. Ou dá uma procurada no ebay. Apenas alguns felizardos possuem um Mapa do Maroto feito por mim, mas se você realmente estiver interessado, pode me contactar e quem sabe a gente não faz mais uma criança feliz?


Fontes
The Noble Collection (noblecollection.com)
WBshop (wbshop.com)
YourPops (yourprops.com)

Fotos
The Noble Collection
Google
DVD do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix
LCM


Mischief Managed!

3 comentários:

  1. eeeee! Mapa do Maroto! Meus comentarios são os melhores :p

    ResponderExcluir
  2. como vc conseguiu comprar esse mapa no site da warner bros ?

    ResponderExcluir
  3. Consegui comprar o mapa porque pedi para entregarem na casa de uma amiga americana. Mas se não me engano o mapa pode ser enviado pro Brasil sim. Só que aí tem que pagar o frete caro + taxas...

    ResponderExcluir